quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

"Quotidie morior"

Dos escritos da B. Isabel da Trindade: Último Retiro, 9º dia

23. Falando a Abraão, Deus dizia: «Caminha na minha presença e sê perfeito». É, pois, este o meio para alcançar esta perfeição que o nosso Pai do Céu nos pede! São Paulo, depois de se ter abismado nestes divinos conselhos, revelava-o muito justamente às nossas almas, escrevendo «que Deus nos escolheu n'Ele antes da criação, para sermos imaculados e santos em Sua presença no amor». É ainda à luz deste mesmo santo que vou esclarecer-me para andar, sem nunca conhecer desvios, nesta senda magnífica da presença de Deus, em que a alma caminha 'a sós com Ele só', conduzida pela «força da Sua dextra», «na protecção das Suas asas, sem temer os pavores da noite, nem a seta que voa a meio da jornada, nem o mal que se infiltra pelas trevas, ou os assaltos do demónio do meio-dia...». 

24. «Despojai-vos do homem velho, segundo o qual vivestes na vossa primeira vida, diz-me ele, e revesti-vos do homem novo, que foi criado, segundo Deus, na justiça e na santidade». Eis o caminho traçado; trata-se apenas de se despojar para o percorrer como Deus o entende! Despojar-se, morrer para si mesmo, deixar de se ver a si próprio, parece-me que assim cuidava o Mestre quando dizia: «Se alguém quer vir após Mim, que tome a sua cruz e renuncie a si próprio». «Se viverdes segundo a carne, diz ainda o Apóstolo, morrereis; mas se mortificardes pelo espírito as obras da carne, vivereis». Eis a morte que Deus pede e da qual se diz: «A morte foi absorvida pela vitória». «Ó morte, diz o Senhor, eu serei a tua morte»; quer dizer: Ó alma, minha filha adoptiva, olha-me e perder-te-ás de vista; derrama-te inteiramente no Meu Ser, vem morrer em Mim, para que Eu viva em ti!...


Sem comentários: