quarta-feira, 14 de maio de 2008

A Mensagem de Fátima

Excerto do livro «Como vejo a Mensagem», da serva de Deus Ir. Lúcia: «Um dos principiais motivos desta mensagem é levar-nos a uma melhor compreensão dos Mandamentos da Lei de Deus, da sua importância, do seu valor e da nossa responsabilidade perante o dever que temos de observá-los com fidelidade e amor, na terra e a felicidade na vida eterna. É Mensagem de fé: "Meu Deus eu creio." Creio que sois o único verdadeiro, o Criador de tudo quanto existe, o único Senhor do Céu e da terra, o único digno de ser servido, adorado e amado. Porque creio, adoro-Vos e espero em Vós, que todos os bens de Vós hão-de vir, abandono-me nos Vossos braços de Pai e confio no Vosso amor, porque sois o meu Salvador. Amo-Vos porque sois o único digno do meu amor, e quisera pagar-Te com o mesmo amor com que Tu me amas a mim. É Mensagem de oração: "Que fazeis? Orai! Orai muito! Os Corações de Jesus e de Maria têm sobre vós desígnios de misericórdia. Oferecei constantemente ao Altíssimo orações e sacrifícios."
A pergunta: "Que fazeis?", não significa uma repreensão, mas apenas uma chamada de atenção para o mais necessário e importante, que é a oração, o nosso encontro com Deus na oração, que deve ser um diálogo habitual, da nossa alma com o Senhor. Mesmo no meio das nossas ocupações, dos nossos trabalhos, dos nossos entretenimentos, dos nossos afazeres e recreações, o Senhor deve estar sempre presente no nosso espírito, no nosso coração e nas nossa intenções, para que em tudo Lhe dêmos gosto e glória, isto e, uma prova de amor. Devemos, assim, dar gosto ao Senhor, para cativarmos o Seu olhar de misericórdia sobre nós, de modo que o Senhor Se sinta bem em nós, em nós se recreie e descanse, para fazer-nos um com Ele. Para tanto, é preciso que a nossa oração seja um diálogo de encontro com Ele; quer seja deixando o nosso coração falar, dizer-Lhe tudo quanto sente, deseja e d'Ele espera, com fé e confiança, certos de que o Senhor nos vê, nos observa, nos escuta e nos atende. S. Paulo diz que nós somos casa de Deus (cf 1 Cor 3, 9).
Se somos casa de Deus, somos morada onde Ele habita; não deixemos que na nossa casa Ele se encontre só, esquecido, abandonado, menos ainda, que aí seja por nós ofendido.
"Os Corações de Jesus e de Maria têm sobre vós desígnios de misericórdia."
Não é só sobre os humildes pastorinhos que Deus tem desígnios de misericórdia. Sobre cada um de nós, Deus tem desígnios de misericórdia, graça, perdão e amor, basta que não ponhamos obstáculo, com os nossos pecados, faltas e ingratidões, impedindo o Senhor de realizá-los em nós.
É uma exigência da nossa correspondência à vontade de Deus sobre nós.
"Oferecei constantemente ao Altíssimo orações e sacrifícios." O sacrifício é o baluarte da nossa oração, é a força que a sustenta. Primeiro o sacrifício de nós mesmos, dos nossos gostos ilegítimos, a renúncia dos nossos apetites pecaminosos provenientes da sensualidade, do egoísmo, do comodismo e da ambição. Depois, os sacrifícios voluntariamente aceites e buscados para oferecê-los ao Senhor, como oferta humilde do nosso amor e a nossa gratidão. É a esta oração e sacrifícios que os Corações de Jesus e Maria estão atentos, para acolhê-los e levá-los ao Pai, como fruto continuado da Sua obra Redentora, para a salvação da Humanidade É o que nos diz S. Paulo: Completar em nós o que faltou à Paixão de Cristo.
Faltou o que a cada um de nós toca, como membros que somos do Copo místico de Cristo, unir a nossa oração à Sua e o nosso sacrifício ao sacrifício de Cristo Redentor.»
Acolhamos o Amor e a Misericórdia de Deus que sempre perdoa e esquece as nossas faltas de correspondência à Sua graça; que nos ama e deseja derramar em nossos corações graças abundantes para nossa salvação e felicidade eterna! Deus é Amor!

Sem comentários: