terça-feira, 14 de dezembro de 2010

S. João da Cruz: o eterno enamorado!

- Extaído do livro: «Noite Escura», de S. João da Cruz


CANÇÕES DA ALMA

Em uma noite escura
Com ânsias em amores inflamada,
Ó ditosa ventura!
Saí sem ser notada,
'stando já minha casa sossegada.

Às escuras, segura,
Pela secreta escada disfarçada,
Ó ditosa ventura!
Em trevas e em celada,
'stando já minha casa sossegada.

Nessa noite ditosa,
Em segredo, porque ninguém me via,
Nem via eu qualquer coisa
Sem outra luz nem guia
Excepto a que no coração ardia.

Mas esta me guiava
Mais certeira que a luz do meio-dia,
Aonde me esperava
Quem eu p'ra mim sabia,
Em parte onde ninguém morar par'cia.

Ó noite que guiaste,
Ó noite amável mais do que a alvorada :
Ó noite que juntaste
Amado com amada,
A amada no Amado transformada!

Em meu peito florido
Que só para ele inteiro se guardava,
Ficou adormecido,
E eu o acariciava
E o abanar dos cedros refrescava.

Da ameia a brisa amena,
Quando eu seus cabelos afagava,
Com sua mão serena
No colo me tocava,
E os sentidos suspensos me deixava.

Fiquei-me e esqueci-me,
O rosto reclinado sobre o Amado,
Cessou tudo e rendi-me,
Deixando meu cuidado
Em meio de açucenas olvidado.

3 comentários:

Jorge disse...

Belo poema, mas ao ler fiquei com uma questão, ou melhor com uma pequena duvida, muito devido à minha ignorância e desconhecimento de obras poéticas de autores religiosos.
A minha dúvida é a seguinte o autor deste poema foi mesmo S. João da Cruz ou é simplesmente o nome da Obra em que se encontra este poema?

Espero que estejas a ter um Bom advento.

Jorge

Mariam disse...

Jorge,

O poema foi escrito por S. João da Cruz (mesmo ele!) e retirado das suas Obras Completas, das quais faz parte o livro citado «Noite Escura».

Trata-se de um "grande" místico (do séc. XVI), poeta do Amor de Deus e Doutor da Igreja; reformador da Ordem Carmelita, juntamente com Sta. Teresa d'Ávila.

Obrigada, sim, estou a ter um bom advento, embora desejasse ter mais tempo para dedicar a Deus, em silêncio..., mas, enfim, vamos oferecendo-Lhe o nosso dia e todas as nossas acções para louvor da Sua Glória! Seria excelente se assim sempre fôsse...

Continuação de um santo Advento.

Gaudete in Domino semper (Alegrai-vos sempre no Senhor)!

Mariam

Jorge disse...

Mariam

Muito obrigado pela tua explicação tão completa.

Ao ler fiquei fiquei em duvida pois a grandeza e vasta amplitude da poesia das palavras no seu misticismo e sobretudo no seu lado humano, fizeram-me questionar a autoria, mas assumo aqui a minha culpa, a minha profunda ignorância.
Não interpretes mal as minhas palavras,mas devo assumir que não sou o melhor católico, carrego comigo muitas falhas.

Curiosamente recordo-me de ter ouvido ha algum tempo a história de S. João da Cruz num programa de rádio do senhor Padre Mário Tavares de Oliveira ( também poeta e um grande orador na minha opinião) reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição em Vila Viçosa .

Continuação de um bom advento e um Santo Natal.

Jorge