sábado, 8 de janeiro de 2011

Caminho de santidade...

«Queres deveras ser santo? Cumpre o pequeno dever de cada momento, faz o que deves e está no que fazes» (S. Josemaria Escrivá in Caminho, 815).

Percorrer o caminho da perfeição, seguindo as pegadas do Redentor, significa abraçar a cruz de cada dia em fé, esperança e amor. Assim, o dever de cada momento, em vez de ser um "peso" será meio e ocasião de oferecimento voluntário de um sacrifício involuntário, mas que, unido ao sofrimento de Cristo, adquirirá um valor redentor... É um mistério, sem dúvida... Mistério que muitas vezes não lembramos ou até ignoramos...

É difícil cumprir o «dever de cada momento» e «estar» no que fazemos. Daí que, devemos, antes de iniciarmos, por exemplo, um trabalho, benzermo-nos e invocar o Divino Espírito Santo, para que seja Ele a iluminar, inspirar e encaminhar todos os nossos actos n'Ele e para Ele, para glória e louvor da Santíssima Trindade. E isto porque, também, uma pequena falha e desvio de alguma acção nossa repercute nos outros - é a dimensão comunitária do pecado (para além da pessoal). Um conselho mal dado, uma sugestão qualquer, ainda que em matéria não grave, pode prejudicar e muito aquele meu irmão ou irmã! Temos uma grande responsabilidade! Temos de ser exemplo de cristãos que bucam a perfeição, que buscam seguir o Divino Mestre sempre e em tudo.

Ser luz no meio das trevas...; ser sal num mundo insosso e corrompido pelo "poder" do pecado e da morte. E sê-lo não necessariamente em coisas grandes, vistosas, mas nas pequeninas coisas de cada dia, no escondimento, na humildade... Um aluno que leva consigo cábulas para os exames, que está sempre a sussurrar durante os mesmos, perturba aqueles que o querem fazer com toda a seriedade de consciência! é apenas um exemplo de como devemos ser perfeitos em tudo e de como do nosso pecado advêm péssimas consequências não só para nós como para os outros e, acima de tudo, a dor que provocamos a Deus nosso Senhor e Criador.



E um bom e santo ano 2011 para todos! Que Deus nos abençoe!



2 comentários:

Jorge disse...

Como sempre a minha ignorância revela-se aqui, no desconhecimento em profundidade da obra de S. Josemaria Escrivá. Mas a sua frase e todo o teu post está cheio de verdade.
Mariam eu penso se fizer-mos as coisas com seriedade e amor e um grande passo para fazer as coisas bem feita.

Mariam disse...

Jorge,

Sei que dantes havia numa livraria, em Évora (quem vai do teatro para a Praça do Giraldo), algumas obras de S. Josemaria Escrivá. Estou a recordar-me de uns livrinhos, tipo de bolso: «Caminho», «Sulco» e Forja». Lembro-me de lá ter visto esses. Também existem pelo menos mais dois que conheço: «Amigos de Deus» e «Cristo que passa» (este último e aqueles três, tenho-os comigo).

S. Josemaria é o fundador do Opus Dei. No site da Obra poderás encontrar bastante informação sobre ele, escritos, vídeos, etc. O endereço está nos links recomendados aqui no blog.

Abraço em Cristo!