terça-feira, 6 de novembro de 2012

S. Nuno de Santa Maria, rogai por nós!



Nobilíssimo guerreiro em terras de Santa Maria, Condestável do Reino de Portugal, D. Nuno Álvares Pereira (* 24 de Junho de 1360 - † 1 de Novembro, ou Abril ?, de 1431) seguiu o apelo do Senhor: Quem de entre vós não renunciar a todos os seus bens, não pode ser Meu discípulo (Lc 14, 33) e, na condição de viúvo de D. Leonor de Alvim (que, segundo parece, não pertencia à nobreza), passou a habitar no Convento do Carmo no ano de 1422, tendo ingressado, de facto, na Ordem da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo,
como irmão leigo, a 15 de Agosto de 1423. Não faltou aos seus deveres de estado: nem como marido, nem como pai e viúvo; abraçou radicalmente os três conselhos evangélicos, tendo antes deixado a sua filha - D. Beatriz Pereira de Alvim - casada com D. Afonso, 1º Duque de Bragança, dando início à Casa de Bragança.

No seio de uma famíla tão adornada e agraciada por Deus não faltaram os espinhos e as infidelidades de alguns membros da família. O pai de S. Nuno - D. Álvaro Gonçalves Pereira - era Prior da Ordem do Hospital, do Crato, e teve 32 filhos de várias mulheres... Por sua vez, era filho de D. Gonçalo Pereira, arcebispo de Braga... Triste..., pois é... Também na genealogia de Jesus Cristo nosso Senhor, encontramos não só pessoas virtuosas, justas e santas, como também pessoas com muitas misérias, com uma história de pecado... A partir desta história, da história de cada um, e, neste caso particular, do Santo Condestável, surge como dádiva misericordiosa a eleição de Deus.

Homem ilustre (cf. Sir 44, 1), servo humilde, nobilíssimo de alma, pobre de espírito, riquíssimo em virtudes, S. Nuno de Santa Maria abraçou a austeridade amorosa da vida contemplativa e o serviço abnegado e pleno de caridade aos seus irmãos mais pobres. Pela comprovada prática heróica das virtudes foi beatificado a 23 de Dezembro de 1918 pelo papa Bento XV e  canonizado pelo papa Bento XVI a 26 de Abril de 2009.

S. Nuno de Santa Maria, rogai por nós!


 
Bibliografia e Webgrafia:

"Pereira, Nuno Álvares". In: Dicionário Ilustrado da História de Portugal, vol. II. Lisboa: Publicações Alfa, 1986, p. 102.
 
Bíblia Sagrada

http://www.agencia.ecclesia.pt/ 

http://www.geneall.net/
 
http://pt.wikipedia.org/